Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/clients/da64478bbe7f87e9a95a9ffc154dd5e5/web/imprimer_article.php on line 6

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/clients/da64478bbe7f87e9a95a9ffc154dd5e5/web/Connections/req.php on line 6
BCEAO: O país regista mais de 240 mil milhões de francos cfa em reservas cambiais | Gaznot.com
Anuncio
BCEAO: O país regista mais de 240 mil milhões de francos cfa em reservas cambiais - 14-09-2016


Article posté le 14-09-2016

João Aladji Mamadu Fadia fez esta declaração no final do encontro trimestral entre o BCEAO e os bancos da capital para o efeito do balanço da situação económica e das actividades bancárias do ano em curso.

Aquele responsável afirmou que este êxito económico deve-se ao facto das exportações, neste período do ano, serem boas em termos de preço e consequentemente dos bancos conseguiram intermediar as operações.

“Além disso a política monetária em que os bancos intervêm na sua execução correu bem e a inflação está dentro dos limites na ordem de 2,8 porcento permitindo que os objectivos económicos sejam atingidos”, acrescentou.

No entanto, o director-executivo do BCEAO afirmou ter-se registado, durante o encontro, a abertura de mais um banco na capital, além do aumento de mais balcões e guichets de pagamento automáticos.

Conforme João Fadia, este resultado significa que o país tem grande capacidade de comprar produtos do estrangeiro.

“A população pode importar os produtos que não são produzidos localmente, porque o país neste momento tem reservas para efectuar o pagamento externo”, afirmou.

Porém, disse que a perspectiva nacional, no momento, é de continuar a trabalhar no sentido de consolidar estes ganhos.

Por sua vez, o presidente da associação dos bancos comerciais da capital e diretor-geral do Banco da África Ocidental (BAO) Rómulo Pires afirmou que o sistema bancário continua sólido, com o numero de pessoas com conta bancária a crescer e assim como os depósitos e os créditos, embora não tão alto como se pretendia.

Rómulo Pires disse que o país tem a capacidade para suportar mais bancos, pois a taxa de bancarização da população guineense está situada em 4,8 porcento restando uma margem de progressão enorme.

Fadel Gomes

 

Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados
www.gaznot.com