ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
ENCONTRO/CONVÍVIO EM LISBOA DIA DA COMUNIDADE GUINEENSE EM PORTUGAL - 17-11-2012

Share |

Article posté le 17-11-2012

Os guineenses residentes em Portugal reuniram-se, no sábado dia 10 de Novembro, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, para um djubai informal sobre a vida da comunidade na diáspora e a atual situação que se vive na Guiné-Bissau.

Espetáculos musicais, desfile de moda, lançamento de livros, exposição de artesanato e gastronomia foram os ingredientes da festa que começou a tarde e terminou noite dentro.

LAY KOROBO, EM LISBOA

Organizado por Eldimir Faria e Juca Delgado, este é o segundo ano que o evento é realizado na capital portuguesa. Durante o encontro/convívio em  que participaram inúmeras figuras conhecidas e anónimas foram abordados e debatidos vários temas, entre os quais se destacam o “apelo à paz e à estabilização” na Guiné-Bissau.

 “Foi uma noite de tambor em expressão literária, artesanal de moda rítmica e vocal”, diz ao Gazeta de Notícias (GN) Sidónio Pais que veio da França, para participar do evento. “Vamos ver se através da música conseguirmos exorcizar os males que afetam o entendimento entre os guineenses”, sublinhou o conceituado artista guineense.

Da capital gaulesa veio igualmente o cantor Malam Mané que confessou ao GN que, “foi com imensa alegria e satisfação que participei neste encontro”.

O ex-vocalista líder do agrupamento musical Super Mama Djombo que vive há 21 anos, em França, revelou ao GN que depois de gravar o seu novo disco, “voltarei ao país para apresentar a obra no período do carnaval”.

Dulce Neves, que veio de Bissau, Manecas Costa, Nifeco, Ammy Injai, Patche de Rima, são entre outros, os nomes sonantes da música guineense que subiram ao palco para abrilhantar o encontro de “fidjus di tera” (filhos da terra).

A parte que empolgou os presentes foi o desfile soa modelos que evidenciaram a beleza natural da mulher guineense que a diferencia das restantes africanas, e a grande criatividade dos estilistas.

LANÇAMENTO DE OBRAS LITERÁRIAS

A parte do encontro/convício que agitou os presentes foi a sessão de lançamento do novo livro de Dr. Tcherno Baldé, Júlio de Sousa. Nas bancas, estavam expostas obras de outros autores guineense nomeadamente do jornalista e escritor Waldir Araújo, CD e DVD dos artistas consagrados e novas revelações. O artesanato guineense marcou através dos diversos produtos que constituíram atractivos da noite dedicada à comunidade guineense.

Para Eldimir Faria da organização, “este convívio assume grande importância uma vez que congrega os nossos valores culturais, e saúda a nossa guinéndade na diáspora”. 

Muitos guineenses têm procurado Portugal na esperança de melhorarem as suas condições de vida. Na bagagem trazem consigo  o sonho de conseguir bom emprego e juntar dinheiro, para depois de regressar  à terra natal recomeçar uma nova vida.

Atualmente vivem nas terras lusas mais de 19 mil guineenses, o equivalente a 4,45% da população estrangeira, segundo dados oficiais.

Entretanto, das abordagens feitas pelo GN junto à comunidade guineense, soube que muitos vão adiando o retorno, “por causa das instabilidades constantes” que se registam na Guiné-Bissau.

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB