ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
TAÇA AMÍLCAR CABRAL 2014 SERÁ EM BISSAU - GARANTE SECRETARIO DE ESTADO DA CULTURA JUVENTUDE E DESPORTOS - 02-08-2011

Share |

Article posté le 02-08-2011

O secretário de estado da Cultura Juventude e Desportos, Fernando Saldanha, deu uma conferência de imprensa, quarta-feira passada com o objectivo de tornar público os diplomas ligados ao desporto aprovados pela Assembleia Nacional Popular.

A lei base do desporto na Guiné-Bissau, que constitui o “diploma mãe” que, segundo o secretário de estado, “fazia muita falta” porque o governo, as federações e os desportistas, trabalhavam sem nenhuma regulamentação jurídica. Ainda Saldanha considera que”com a aprovação desta lei base estamos em condições, agora, de implementar à letra obedecendo as normas, quer nacionais, quer internacionais” pois desta lei base emanam muitas outras leis.

“Já foi aprovada a lei do mecenato, uma das leis que interessa muito ao associativismo desportivo, porque é dela que as federações podem obter apoios de terceiros (empresas, instituições) sem que se sintam prejudicadas isto porque “vão recuperar aquilo que investiram nos clubes, nas federações através da lei do mecenato.

Fernando Saldanha também anunciou já que foram aprovadas as leis das federações desportivas e o regulamento de apoio às federações desportivas, lei que foi muito reclamada pelas instituições desportivas, federações e associações, mas até ao final da época passada, o governo não conseguiu subvencionar as federações.

Existindo esta lei que regulamenta o apoio as federações desmotivas, elas passarão a ter instrumentos legais jurídicos de exigir do governo para que cumpra com o seu mandato, apoiando técnica material e financeiramente as federações.

Fernando Saldanha comunicou que em relação aos compromissos internacionais, a Guiné-Bissau acolherá a realização da taça Amílcar Cabral em 2014, que passou a ser uma competição oficial da Confederação Africana de Futebol (CAF), e os dois grupos da África Ocidental (Grupo 1 e Grupo 2) passam a ser um único grupo e a Guiné-Bissau vai organizar a taça Amílcar Cabral aqui em Bissau. Segundo Saldanha isso “felizmente acontecerá numa altura em que já teremos um estádio (24 de Setembro) renovado e equipado com equipamentos modernos, que dentro de dois meses as obras arrancam e vamos organizar a taça.”

“Também é a nossa intenção concorrer para a realização dos V Jogos da UEMOA em Bissau. Concorremos no ano passado quase que ganhamos mas as condições exigidas fizeram com que voltássemos a trás, e desistimos. Mas agora com a reabilitação do estádio 24 de Setembro e a construção de mais hotéis vamos concorrer para a realização dos V Jogos da UEMOA que são jogos muito benéficos em todos os sentidos. O país quase que não gasta nada, antes pelo contrário recebe só para subvenção para áreas sociais cerca de 200 milhões de francos cfa da UEMOA que assume todos os custos da organização com os participantes ficando o país apenas com os transportes e pequenos encargos.”

O secretário de estado garantiu que “a taça Amílcar Cabral já é um dado adquirido em 2014 e a realização de jogos de integração da UEMOA é uma proposta a levar para os jogos em Novembro, em que a Guiné-Bissau vai concorrer para a sua organização em 2012.”

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB