ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
ODE A TIO LUCIO - 07-07-2011

Share |

Article posté le 07-07-2011

Recebi a mensagem esta manhã, dando-me a saber do silêncio de uma das raízes da nossa identidade nacional e mais que emblemática figura de Bolama: TIO LUCIO DA SILVA.  A minha profunda e intensa consternação, por esta indefinível saudade que se instalou em mim e todos os que o amam e dele bebem e beberão inspiração, sufoca-me a ponto de não conseguir expressar tudo quanto me vai na alma.

A minha geração, do berço, foi embalada pelas veludas vozes das nossas mães em resposta ao seu sublime canto de TINA, expressão suprema da cultura musical guineense. Ao "puntocinho", chegou da, e zarpou para a faina, vezes sem conta, sempre com a mesma doçura e afago para nós, crianças da sua juventude, que deixava e encontrava a nadar na enseada. Quando aos fins de semana arvorava o seu inconfundível brilho de criador artístico, do mais fino quilate, toda a cidade virava sereia à escuta de um búzio de rendada beleza vocal, vigor e identidade. Se as palmas perdiam crescendo, das suas mãos saiam puros gritos de alento que cobriam as redondas e graves falas do "cabâs", de cara escondida na fria água no ventre da tina, em parto de melodia e poesia para a Guiné cantar. Foi por esse saber, experiencia, amor, generosidade e invulgar criatividade que se fez raiz da identidade nacional e gota da seiva que irriga a cultura universal.

Mael, diz a Bolama que o TIO LUCIO, como SERPENTI GARANDI QUE É, APENAS DESCEU AO MAR, SEU LAR.

Ernesto Dabo

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB