ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
MOVIMENTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE “NÉNÉ TUTY NÔ STA KU BÔ” - 03-04-2011

Share |

Article posté le 03-04-2011

Seiscentos e sessenta e quatro mil francos C.F.A (664 Mil F.C.F.A) é o montante conseguido pelo Movimento de  Apoio e Solidariedade “Néné Tuty Nô Sta Ku Bô”, durante a campanha de angariação de fundos levado a cabo por protagonistas desta iniciativa cerca de um mês a nível de todo o país.

Este anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, numa conferência de imprensa promovida pelo Movimento com o intuito de informar a opinião pública nacional e internacional o montante que conseguiram durante a campanha de mobilização de fundos para apoiar o tratamento do conceituado músico guineense Néné Tuty que se encontra em tratamento médico nos Estados Unidos da América (Boston).

Conforme as informações apuradas o artista padece de “tumor na garganta” e a doença  manifestou fortemente aquando da sua estada nos Estados Unidos a convite dos emigrantes guineenses a fim de  efectuar um concerto musical na festa da independência da Guiné-Bissau, pelo que foi obrigado a submeter-se ao tratamento medico especializado. O primeiro tratamento deste musico nacional foi graças a ajuda das autoridades norte-americanas que gastaram o montante de 170 mil dólares,  no tratamento.

O Presidente do Movimento de Apoio e Solidariedade “ Néné Tuty Nô Sta Ku Bô”, Queba Bandjai explicou que este movimento não foi forjado, mas sim conforme disse nasceu de uma iniciativa comum de guineenses de boa vontade e amantes da cultura e da musica.

“Não foi difícil que no espaço de menos de um mês tenhamos logrado os nossos intentos e realizar o grosso  das nossas actividades”, assegurou o responsável máximo desta iniciativa, para de seguida informar ainda que após as suas primeiras reuniões realizada na primeira semana do mês de Março, iniciaram os juntos das instituições públicas e como alguns particulares.

Bandjai disse que na sequência destes contactos obtiveram logo do Centro Cultural Franco Guineense a cedência do seu espaço para a realização do concerto para angariação de fundos.

Este responsável afirmou ainda que o chefe do executivo, Carlos Gomes Júnior depois de ter as informações sobre o estado clínico do musico, prontificou a assumir todas as despesas subjacentes ao tratamento do musico. A presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Maria do Céu Silva Monteiro, foi a segunda entidade que  recebeu o movimento e colocou a disposição um cheque de 150 mil francos CFA que permitiu reforço das verbas destinadas ao preparativos do concerto.

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB