ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
ENTRUDO - “RECONCILIAÇÃO NACIONAL, PAZ, REFORMA E DESENVOLVIMENTO”: BIOMBO VENCE CARNAVAL 2011 - 11-03-2011

Share |

Article posté le 11-03-2011

A região do Biombo é a grande vencedora do Carnaval 2011, festejado este ano sob o lema “A reconciliação nacional, paz, reforma e desenvolvimento”, devido à sua brilhante apresentação baseada essencialmente nas diferentes actividades culturais da etnia papel (pepel) que habita aquela região norte do país.

Os jovens de Biombo além da apresentação da dança tradicional dos diferentes grupos que formam o mosaico étnico da região, apresentaram igualmente ao públicos peças culturais das principais actividades daquela parte do país, nomeadamente, a extracção de vinho palma e chabéu (exibiram uma palmeira e um jovem a extrair o vinho), tecelão de “pano de pinte”, pescas tradicionais (mulheres com as pequenas rédeas a simular pesca no rio), essas e outras actividades fizeram com que o júri não resistisse em atribuir à Região de Biombo o título máximo do Carnaval 2011 com 26,5 pontos.

CLASSIFICAÇÕES

GRUPOS

A nível de grupos (Região) a Região de Biombo ficou em primeiro lugar com 26,5 pontos, a Região de Cacheou conquistou o segundo lugar com 25 pontos enquanto a Região de Tombali ocupou o terceiro lugar com 23 pontos.

RAINHAS

Em relação ao concurso para Rainha do Carnaval, Cadijatu Baldé, de Bissau, ficou em primeiro lugar com 27 pontos; Necunha da Região de Cacheou ocupou a segunda posição com 26,5 pontos e a Clarice Nacolte da Região de Bolama ficou na terceira posição com 26 pontos.

MÁSCARAS

Relativamente ao concurso de máscaras a cidade de Bissau venceu os três lugares cimeiros da premiação. Assim, a mascara nº 27 pertencente ao jovem Ivanilton Gomes ficou na primeira posição com 30 pontos; a mascara nº 28 de António Gomes, arrecadou a segunda posição com 29 pontos e  a mascara nº 20 de Jusca Pussick ficou em terceiro lugar com 26 pontos. 

A Comissão Organizadora do Carnaval meia hora depois do término do desfile realizou uma conferência de imprensa durante a qual foram publicados os resultados finais na voz do seu presidente, Alfa Djaló.

Djaló sustentou que durante o desfile foram apresentados trajes culturais das diferentes etnias que constituem a a sociedade guineense, tendo acrescentado que os prémios vão ser entregues no dia 12 de Março na Praça dos heróis nacionais (império).

O presidente da comissão organizadora do carnaval 2011 explicou ainda que o primeiro lugar a nível das regiões como prémio vai receber 2.000.000 (dois milhões) de francos CFA; segundo lugar receberá 1.500.000 (um milhão e meio) francos CFA e o terceiro lugar levará 1.000.000 (um milhão) de francos CFA.

Alfa Djaló garantiu ainda que vai haver ainda um “prémio da consolidação” para todos os grupos que participaram no desfile final.     

Assana Sambú

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB