ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Cultura
CARNAVAL 2011 EM PREPARAÇÃO - 11-02-2011

Share |

Article posté le 11-02-2011

Sob pressão, muitos trabalhos e remando contra a maré algumas oposições, a Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2011 tem pela frente a preparação e organização da maior manifestação cultural do país, que terá lugar de 5 a 8 de Março sob o lema “carnaval da reconciliação nacional, paz reformas e desenvolvimento”.

Quando faltava um mês e cinco dias para a realização do carnaval, a Comissão Nacional encarregue de organizar todos os preparativos, foi empossado na segunda-feira, dia 31 do mês findo. Dentre ss suas actividades consta a preparação do orçamento, elaboração de termos de referências e regulamentos, plano de acção, empossamento das Comissões Regionais Organizadoras do Carnaval, bem como a realização dos desfiles regionais, nacional e infantil. A Comissão Nacional ora empossada, e que será presidido pelo Alfa Djalo, é formada por 28 membros subdivididos em comité executivo e subcomissões técnicas, mas, no acto oficial da tomada de posse, somente metade dos membros é que tomaram a posse e os restantes membros não foram empossados por não terem comparecido.  A comissão organizadora ainda não concluiu a elaboração do orçamento global mas já estipulou os montantes dos prémios aos vencedores do carnaval, calculados em 10.040.000,00 (dez milhões e quarenta mil francos cfa), que se destinam a quatro categorias culturais (grupos, máscaras, rainha e carnaval infantil) :

 GRUPOS 1º Lugar 2.000.000,xof 2º Lugar 1.500.000,xof 3º lugar 1.000.000,xof

MÁSCARAS 1º Lugar 1.000.000,xof 2º lugar 750.000,xof 3º lugar 500.000,xof 4º lugar 300.000,xof 5º lugar 250.000,xof 6º a 10º  lugar 100.000,xof

RAINHA 1º lugar 750.000,xof 2º lugar 500.000,xof 3º lugar 350.000,xof

CARNAVAL INFANTIL (SAB) 1.000.000,XO

Depois de empossado, à margem do acto, o presidente da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2011, Alfa Djaló, assegurou que o grupo tem menos de 32 dias para a realização do carnaval “o que não é nada fácil”, se compararmos com as outras comissões que começavam a preparar a realização do carnaval um pouco mais de três meses, antes da data, explicou assegurando que mesmo com esse período do tempo mais longo as diversas comissões que já passaram depararam com muitas dificuldades ao longo da realização da maior festa cultural do país. “Restando 32 dias para a realização do carnaval, sinceramente, estamos a remar contra a maré”, evidenciou para prometer a seguir que a equipa vai fazer tudo possível para realizar o carnaval possa ser melhor ou igual à do ano posado. Questionado se o governo já disponibilizou alguma verba para que a comissão possa iniciar os trabalhos, o presidente respondeu que o único montante disponibilizado pelo executivo é para cobrir as despesas de deslocação dos membros do comité executivo para o empossamento dos membros das comissões regionais. Sem sede própria para o funcionamento da comissão, estando a funcionar na Direcção-geral da Cultura e sem orçamento global ainda pronto, Alfa Djaló prometeu que este ano o carnaval vai ser diferente do dos anos anteriores, pois segundo ele, para além dos desfiles regionais e carnaval infantil, o desfile nacional vai ser de dois dias ao contrário dos anos anteriores em que era realizado somente num dia. Conforme o presidente da comissão, o primeiro dia do desfile nacional será somente para o desfile das máscaras e rainhas, o segundo dia para os grupos e dança. A cerimónia do empossamento da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2011, foi presidida por Adiato Djaló Nandigna, ministra da Presidência do Conselho de Ministros da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares, na presença dos secretários de Estado do Ensino, da Juventude Cultura e Desportos entre outras individualidades.

 Antão da Costa

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Cultura

Cultura
- APELO - 27-01-2016

Cultura
- Minino di nha Terra - 27-01-2016

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

Cultura

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB