ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Nacional
Dr. Umaro Embaló empossado novo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau - 21-11-2016

Share |

Article posté le 21-11-2016

Umaro Mokhtar Sissoco Embaló foi investido, esta sexta-feira, pelo Presidente José Mário Vaz ao cargo de Primeiro-Ministro, no Palácio da República, em Bissau.

A cerimónia foi simples, sem discursos. O novo Primeiro-Ministro disse aos jornalistas presentes que só fará declarações na altura posse do Governo, acto, por enquanto, sine die.   Efectivamente, o empossamento teve lugar passadas apenas duas horas sobre a divulgação do decreto presidencial de nomeação do novo chefe de governo.  Umaro Embaló, 44 anos, general na reserva das Forças Armadas guineenses, vai liderar o quinto governo da legislatura iniciada depois das eleições de 2014.
A nomeação de Umaro Embaló é subsequente ao acordo rubricado em outubro em Conakry, pelas parte envolvidas na crise que fustiga o país há mais de um ano, mormente PAIGC, PRS, “os 15 deputados expulsos do PAIGC”e os partidos com assento parlamentar, UM, PCD e PND. O documento assinado prevê a criação de um governo, inclusivo, com todos os partidos da Assembçleia Nacional Popular, para durar até ao final da legislatura em 2018.  O acordo foi alcançado graças a mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o apoio da comunidade internacional.  O nome do general Umaro Embaló foi escolhido pelo Presidente José Mário Vaz, entre os seus pares, Augusto Olivais e Aladje Fadia, depois de ter falhado o consenso entre os partidos para a escolha da figura que iria ocupar a prematura depois da exoneração de Baciro Djá.
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que venceu as eleições de 2014 com maioria absoluta, defendia outro nome proposto por José Mário Vaz, durante as negociações, o de Augusto Olivais, dirigente daquela força política.  Nota sonante na cerimónia foi a ausência da direção do PAIGC enquanto o líder dos renovadores, Alberto Nambeia, fez-se presente tendo até felicitado o novo Primeiro-Ministro.

QUEM É UMARO EMBALÓ?

DR. UMARO MOKHTAR SISSOCO EMBALÓ, nasceu a 23 de Setembro de 1972, em Bissau. Político, especialista em questões africanas e do Médio-Oriente, Possui uma sólida experiência política obtida através das funções de responsabilidade que desempenhou nos vários governos da Guiné-Bissau.
General de Brigada na reserva, é especialista reconhecido a nível internacional em matéria de defesa, e, de cooperação e desenvolvimento.
Exerceu várias funções de responsabilidade governamental com destaque para ministro de Estado antigo ministro para os Assuntos Africanos, do Médio Oriente e da Cooperação. Foi conselheiro do Presidente da República de transição Manuel Serifo Nhamadjo.
Poliglota, domina as seguintes línguas: Português, espanhol, francês, árabe e swaili.

Formação

Licenciado em relações internacionais pela Universidade de Lisboa - ISCSP-UTL
Mestre em Ciências Sociais e Políticas (Instituto de Estudos Internacionais da Université Complutense de Madrid)
Doutorado em Relações Internacionais e Ciências Políticas (Universidade de Complutense de Madrid)
Formação em Estudos de Defesa Nacional no Centro da Defesa Nacional de Espanha
Experiência adquirida no Centro de Estudos e Pesquisa da Escola Militar de Madrid
Formação no Centromde Segurança de Bélgia e Inteligência Estratégica Europeia
Formação em Estudos da Defesa nacional no Centro da Defesa Nacional de Espanha (CESEDEN)
Formação em Defesa Nacional : Institute For National Security Studies (INSS) Tel Aviv - Israel
Etude africaine à l’ Université du Witwatersrand de Johannesburg
Curso de leadership (liderança) – Institute of Gouvernement JFK (Harvard)
Estágio de Estudos orientais – Universidade das Nações Unidas de Tokyo (Japon)
Estágio no Centro de Estudos Diplomáticos e de Estratégia de Paris (CEDS)

Competências

Segurança de fluxos em Àfrica
Geopolítica
Prevenção de conflitos
Especialista em Estudos Africanos e do Médio-Oriente e Cooperação, desenvolvimento e resolução de crises.

Funções oficiais

Desempenhou várias funções oficiais a nível governamental, designadamente ministro-conselheiro do Presidente da República, do Primeiro-Ministro, e do Presidente da Assembleia Nacional Popular. Exerceu as funções de Ministro de Estado e nomeado General de Brigada.
 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB