ANP CHUMBA AGENDAMENTO DO PROGRAMA DE GOVERO: GENERAL EMBALÓ A UM PASSO DA DEMISSÃO   |   O "PRESIDENCIALISMO" DE JOSÉ MÁRIO VAZ   |   Quem Ganha e Quem Perde Nesta Crise de Surdos?   |   2017 ano da reforma na administração pública e de trabalho   |   «Considero-me um cidadão político... cujo primeiro compromisso é com o país, a Guiné-Bissau» - Garante o escritor Fernando Casimiro “Didinho”   |   Rss Gazeta de Notìcias
Document sans titre
Nacional
Colectivo de chefes de Estados da CEDEAO envia delegação presidencial para avaliar a situação do país - 07-06-2016

Share |

Article posté le 07-06-2016

Adelegação inclui os presidentes da Guiné-Conacri, Senegal e Serra Leoa e deverá "encontrar-se com as partes interessadas na crise política da Guiné-Bissau, a fim de avaliar melhor a situação no país", refere a organização.

A criação da delegação foi anunciada no comunicado final da 49.ª conferência de chefes de Estado e de governo da CEDEAO, realizada no sábado, em Dacar, capital do Senegal ao qual o GN teve acesso.

A Conferência manifestou a sua viva preocupação com a persistência da crise na Guiné-Bissau que está a comprometer o cumprimento dos compromissos assumidos pelos parceiros de desenvolvimento em março de 2015, de conceder a esse Estado-membro uma assistência financeira de 1,5 mil milhões de dólares dos Estados Unidos.

Exorta todos os atores políticos a envolver-se no diálogo para a resolução da crise política e institucional, saúda o profissionalismo do exército por se ter mantido fora da atividade política e encoraja-o a continuar nessa direção.

A Conferência convida o Governo e os membros da Oposição a encontrar soluções para todos os pontos de discórdia em conformidade com os procedimentos previstos pela Constituição da República.

Ainda a Conferência decide nomear uma delegação presidencial composta pelas Repúblicas da Guiné, do Senegal e da Serra Leoa para se reunir e negociar com as partes envolvidas na crise política na Guiné-Bissau e avaliar a situação política atual nesse Estado-membro. A Cimeira decide prorrogar para mais um ano a Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau. Exorta as forças da defesa e segurança da Guiné-Bissau a garantir a paz e segurança em todo o território nacional.

Os Chefes de Estado e de Governo encarregam a Comissão da CEDEAO de tomar as medidas necessárias para liquidar, o mais rapidamente possível, as dívidas em atraso com os Países Contribuidores de Tropas e os Países Contribuidores de Polícia.

Ainda os Chefes de Estado e de Governo pedem à Comissão que inicie consultas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visando a organização de uma reunião do Grupo Internacional de Contacto sobre a Guiné-Bissau.

 

COMENTÁRIOS
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

0 Comentários

Pas encore de commentaire ajouté...
Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

Nacional

 

 

   
ÁREA RESERVADA
 
Document sans titre
E-mail:
Password:
 

Ainda não tem Área Pessoal?   » Registe-se
Esqueceu a password?   » Clique Aqui

   
   
   
EDITORIAL
 
 
   
Document sans titre
   
 
Gazeta de Notìcias, 2009 © Todos os direitos reservados - Design by CHRISTDOWEB